Prefeitura e Associação Vaga Lume se unem em prol do desenvolvimento educacional em comunidades de Barreirinhas

Fundada em 2001 a partir de cooperações e investimentos privados, a Associação Vaga Lume é uma instituição inclinada para a educação destinada para comunidades carentes e desenvolve projetos que visam o crescimento educacional, cultural e social de crianças, através de trabalhos voluntários em 23 municípios na região da Amazônia Legal brasileira: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, e também na cidade de São Paulo, onde está sediada.

Anualmente a Associação Vaga Lume faz captação de recursos em São Paulo e compra kits para as bibliotecas comunitárias.

Ela tem como objetivo ampliar o trabalho voluntário e proporcionar o resgate da cultura local. Para isso, habilita na própria comunidade mediadores de leitura que possibilitarão o contato com o livro e suas narrativas num ambiente prazeroso. A mediação de leitura é indicada para todas as idades e, além da escola, pode acontecer em qualquer lugar.

Em Barreirinhas, Associação Vaga Lume chegou em 2002, e suas primeiras bibliotecas foram criadas nas comunidades do Cantinho e Sobradinho. Além destes, atualmente, outras estão ativas nos povoados Andiroba, Atins, Laranjeiras, Manoelzinho, Tapuio, São Domingos e Santa Cruz.

A prefeitura de Barreirinhas é parceira nas ações, principalmente na viabilidade do transporte para se chegar até às comunidades. Esse mês chegou um investimento de mais de R$ 21.000 mil reais para o fortalecimento da educação no município.

Os livros e outros materiais educacionais serão entregues pela equipe local de multiplicadores nas 10 bibliotecas comunitárias do Vaga Lume em Barreirinhas. Sobradinho, Cantinho, Laranjeiras, Tapuio, Andiroba , Manoelzinho, Mandacaru, Atins, São Domingos e Santa Cruz serão os povoados beneficiados.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: