Professores da Educação Infantil se reúnem em aperfeiçoamento da nova Base Nacional Comum Curricular

A Prefeitura Municipal de Barreirinhas, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta sexta-feira (02), na escola Antônio José Godinho Neto, no povoado Santa Cruz, uma reunião de formação profissional, onde reuniu os Professores da Educação Infantil e Fundamental 1 e 2 do polo 3.

A formação profissional tem por objetivo facilitar a fluência, na transmissão aos alunos, da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Após as apresentações e as boas vindas, foram iniciados os trabalhos com textos reflexivos, informações de conteúdo e direcionamento sobre a introdução ao BNCC.

Depois de apresentados slides e o projeto Sessão Simultânea de Leitura, finalmente foi explicada a estrutura de planejamento pedagógico 2019. O encerramento foi dado com entrega de textos educativos direcionados à metodologia.

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

 

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Reuniões como essa acontecerão em outras unidades com o intuito de informar os demais polos do município.

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: