Quatro deputados deixam mandatos para assumir pastas no governo Dino

Na próxima segunda-feira (25) o governador Flávio Dino (PCdoB) empossa os novos secretários de estado. A cerimônia vai acontecer no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Cohafuma, em São Luís. A dificuldade para concluir a minirreforma se deu, em parte, pela necessidade de abrigar os aliados da campanha na nova gestão.

Flávio Dino foi reeleito para o cargo de governador em outubro do ano passado no primeiro turno das eleições com quase 60% dos votos válidos. O arco de alianças de partido em sua reeleição incluiu o PDT, PRB, PPS, PTB, DEM, PP, PR, PTC, PPL, PROS, AVANTE, PEN, PT, PSB e Solidariedade. Ao assumir, anunciou que faria uma reforma administrativa até fevereiro deste ano.

Saídas do Legislativo – As mudanças no secretariado foram anunciadas ao longo dos últimos dias pelo governador, que utilizou as redes sociais para dar publicidade às informações. Algumas mudanças chamaram a atenção, como a separação da Secretaria de Cultura e Turismo, que voltam a ser pastas distintas. A primeira, ocupada pelo atual titular Diego Galdino e a segunda que será assumida por Antônio José Bittencourt de Albuquerque Júnior, ex-secretário de Governo da prefeitura de Caxias.

Das doze mudanças anunciadas, quatro nomes vão sair da Assembleia Legislativa para ocuparem cargos no Executivo Estadual. Na Secretaria da Casa Civil (CC) ficará Marcelo Tavares, deputado estadual que já exerceu o cargo no primeiro mandato; na Secretaria da Mulher (Semu) Ana do Gás, deputada estadual eleita; na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) – Márcio Honaiser, deputado estadual e ex-secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca e ainda na Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) Rogério Cafeteira, que foi líder do governo na gestão passada, mas não se reelegeu.

Da Câmara Federal, em Brasília, Rubens Pereira Júnior (PCdoB) assumirá a pasta de Cidades e Desenvolvimento Urbano, abrindo espaço para Gastão Vieira, do PROS no Congresso.

Pastas consideradas importantes como a Segurança Pública, Infraestrutura, Saúde e Educação, mantiveram os seus respectivos titulares.

Saiba quem são os outros secretários que vão ser empossados.

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) – Fabiana Vilar Rodrigues, advogada.

Secretaria de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap) – Rodrigo Lago, ex-secretário de Transparência e Controle.

Secretaria de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep) – Flávia Alexandrina, ex-secretária de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano

Secretaria de Transparência e Controle (STC)- Lilian Guimarães, ex-secretária da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores.

Secretaria de Turismo (Setur) – Antônio José Bittencourt de Albuquerque Júnior, ex-secretário de Governo da prefeitura de Caxias

Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) – Rafael Carvalho Ribeiro, engenheiro ambiental e ex-superintendente do patrimônio da União no Maranhão.

Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) – Jowberth Frank, sociólogo e ex-superintendente do MDA e do INCRA.

Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) – Fabíola Ewerton Mesquita, engenheira agrônoma, especialista em tecnologia de alimentos (UFMA) e fiscal agropecuário da AGED.
Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) – Deoclides Macedo, ex-deputado federal e ex-prefeito.

Empresa Maranhense de Recursos Humanos e Negócios Públicos (EMARHP) – Mayco Murilo Pinheiro, servidor de carreira do Tribunal de Justiça.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: