Real Madrid é o maior clube nas redes sociais; e Corinthians e Fla lideram no Brasil

Segundo um estudo realizado pela RESULT Sports, plataforma digital alemã especializada em comunicação e marketing esportivo, o Real Madrid é o clube com a maior comunidade digital do mundo, somando 242.984.560 seguidores em suas redes sociais. O primeiro brasileiro da lista é o Corinthians, em 15º, com 21.901.620; seguido do Flamengo, que acumula 21.718.461.

Ao todo, o estudo monitorou 28 plataformas, levando 15 em consideração para o resultado final, divulgado duas vezes por ano – no início e no meio. Desta vez, Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Sina Weibo (espécie de Twitter chinês) foram as que apresentaram os números mais relevantes para a análise. Além delas, Dailymotion, Flickr, Foursquare, Google+, Periscope, SoundCloud, RenRen, Tencent, WeChat e YouKu foram contabilizadas – as quatro últimas são chinesas.

O fundador e CEO da pesquisa, Mario Leo, inclusive, salientou o crescimento da relação entre os chineses com o futebol, observado também pelos números do relatório.

– É sempre nosso objetivo permitir um processo justo de benchmarking. No verão (europeu) passado, incluímos os clubes chineses em nosso estudo, pois o Sina Weibo, o YouKu, o WeChat, o Tencent e o RenRen foram amplamente adotados e queríamos ter uma referência global completa -declarou.

Entre as plataformas da China, o Sina Weibo é a que mais atrai adeptos – não só das equipes nacionais, mas também dos grandes clubes europeus. Machester United e City, por exemplo, possuem mais fãs na rede do que o Guangzhou Evergrande.

As redes sociais chinesas ainda não são um nicho explorado pelos clubes sul-americanos. Mesmo Corinthians e Flamengo, que segundo o estudo apresentam o maior número de fãs digitais, não estão presentes no Weibo. O mesmo acontece com Boca Juniors e River Plate, 22º e 24º do ranking, e com o São Paulo, em 26º.

Clubes sul-americanos ainda não exploram as redes sociais da China — Foto: Reprodução / RESULT Sports

Entre outras curiosidades observadas pela pesquisa está o aumento significativo de seguidores da Juventus nas redes sociais desde a chegada de Cristiano Ronaldo. Com o astro, clube chegou a 69.481.168 fãs e ultrapassou Liverpool e PSG no ranking.

Efeito CR7: Juve ultrapassa Liverpool e PSG nas redes sociais após chegada do craque — Foto: REUTERS/Massimo Pinca

Boca Juniors e River Plate também foram afetados de forma positiva recentemente. Cada um dos clubes ganhou mais de 1 milhão de seguidores por conta doSuperclássico das Américas, que definiu a final da Taça Libertadores.

Apenas clubes com no mínimo 1 milhão de fãs (somando as 15 plataformas cosideradas) entram no relatório. Nesta edição, 207 compuseram a lista, enquanto na anterior, 198.

BRASILEIROS NO RANKING

Lugar no ranking Clube Comunidade digital
15º Corinthians 21.901.620
16º Flamengo 21.718.461
26º São Paulo 13.777.495
33º Palmeiras 10.054.675
36º Santos 8.685.392
37º Grêmio 7.811.710
40º Cruzeiro 6.616.141
42º Vasco 6.282.269
46º Atlético-MG 6.052.338
50º Chapecoense 5.840.402
64º Internacional 4.666.150
85º Fluminense 3.175.290
87º Botafogo 3.099.199
88º Sport 3.094.255
91º Bahia 2.913.895
112º Atlhetico-PR 2.298.640
126º Coritiba 1.942.946
134º Vitória 1.807.140
165º Ceará 1.409.780
200º Figueirense 1.099.229
202º Goiás 1.079.622

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: