Real Madrid é o maior clube nas redes sociais; e Corinthians e Fla lideram no Brasil

Segundo um estudo realizado pela RESULT Sports, plataforma digital alemã especializada em comunicação e marketing esportivo, o Real Madrid é o clube com a maior comunidade digital do mundo, somando 242.984.560 seguidores em suas redes sociais. O primeiro brasileiro da lista é o Corinthians, em 15º, com 21.901.620; seguido do Flamengo, que acumula 21.718.461.
Ao todo, o estudo monitorou 28 plataformas, levando 15 em consideração para o resultado final, divulgado duas vezes por ano – no início e no meio. Desta vez, Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Sina Weibo (espécie de Twitter chinês) foram as que apresentaram os números mais relevantes para a análise. Além delas, Dailymotion, Flickr, Foursquare, Google+, Periscope, SoundCloud, RenRen, Tencent, WeChat e YouKu foram contabilizadas – as quatro últimas são chinesas.
O fundador e CEO da pesquisa, Mario Leo, inclusive, salientou o crescimento da relação entre os chineses com o futebol, observado também pelos números do relatório.
– É sempre nosso objetivo permitir um processo justo de benchmarking. No verão (europeu) passado, incluímos os clubes chineses em nosso estudo, pois o Sina Weibo, o YouKu, o WeChat, o Tencent e o RenRen foram amplamente adotados e queríamos ter uma referência global completa -declarou.
Entre as plataformas da China, o Sina Weibo é a que mais atrai adeptos – não só das equipes nacionais, mas também dos grandes clubes europeus. Machester United e City, por exemplo, possuem mais fãs na rede do que o Guangzhou Evergrande.
As redes sociais chinesas ainda não são um nicho explorado pelos clubes sul-americanos. Mesmo Corinthians e Flamengo, que segundo o estudo apresentam o maior número de fãs digitais, não estão presentes no Weibo. O mesmo acontece com Boca Juniors e River Plate, 22º e 24º do ranking, e com o São Paulo, em 26º.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/1/d/ZL0QfmTveTmxJZhkKncA/valeu.png)
Entre outras curiosidades observadas pela pesquisa está o aumento significativo de seguidores da Juventus nas redes sociais desde a chegada de Cristiano Ronaldo. Com o astro, clube chegou a 69.481.168 fãs e ultrapassou Liverpool e PSG no ranking.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/12/29/2018-12-29t120511z_2147246099_rc1aded3b480_rtrmadp_3_soccer-italy-juv-sam_BY8dIIP.jpg)
Boca Juniors e River Plate também foram afetados de forma positiva recentemente. Cada um dos clubes ganhou mais de 1 milhão de seguidores por conta doSuperclássico das Américas, que definiu a final da Taça Libertadores.
Apenas clubes com no mínimo 1 milhão de fãs (somando as 15 plataformas cosideradas) entram no relatório. Nesta edição, 207 compuseram a lista, enquanto na anterior, 198.
BRASILEIROS NO RANKING
Lugar no ranking | Clube | Comunidade digital |
15º | Corinthians | 21.901.620 |
16º | Flamengo | 21.718.461 |
26º | São Paulo | 13.777.495 |
33º | Palmeiras | 10.054.675 |
36º | Santos | 8.685.392 |
37º | Grêmio | 7.811.710 |
40º | Cruzeiro | 6.616.141 |
42º | Vasco | 6.282.269 |
46º | Atlético-MG | 6.052.338 |
50º | Chapecoense | 5.840.402 |
64º | Internacional | 4.666.150 |
85º | Fluminense | 3.175.290 |
87º | Botafogo | 3.099.199 |
88º | Sport | 3.094.255 |
91º | Bahia | 2.913.895 |
112º | Atlhetico-PR | 2.298.640 |
126º | Coritiba | 1.942.946 |
134º | Vitória | 1.807.140 |
165º | Ceará | 1.409.780 |
200º | Figueirense | 1.099.229 |
202º | Goiás | 1.079.622 |