Realizada em Tutóia a tradicional Regata de Canoas, na praia da Barra

A Pandemia da Covid-19 tem provocado um clima de desânimo na população, mas o que se viu no dia de hoje foram pessoas alegres e agradecidas e se sentindo valorizadas, especialmente os pescadores e pescadoras de Tutóia.

 

Pois, na manhã ensolarada deste domingo (31.10.2021), dezenas de pescadores, pescadoras e marisqueiras,  pegaram suas canoas à vela e foram fazer aquilo que mais sabem na labuta diária no mar de Tutóia: velejar. Mas, hoje tinha um motivo especial: participar, conquistar o primeiro lugar e concorrer a 24 Mil e Quinhentos Reais, e mais 400 cestas básicas distribuídas no evento pela Prefeitura de Tutóia, através da Secretaria de Pesca, por ocasião da realização da 35ª edição da Regata de Canoas.

 

Os pescadores saíram cedinho de seus atracadouros e se dirigiram até a praia da Moita Verde, localizada no litoral de Tutóia, entre a praia dos Félix (Bairro São José) e a praia do Amor, no povoado Arpoador. Dali se iniciou a corrida marítima. Dada a largada, se via no horizonte um total de 80 canoas com seus velejadores rumo à praia da Barra, local do encerramento da competição, após, aproximadamente, 50 minutos velejando. E cada canoa aproveitou o melhor do vento, o esquematizado na estratégia e a experiência de cada mestre. Na saída enfileiradas, era belo ver o colorido dos panos das velas sustentadas pelos mastros (um pedaço de madeira, geralmente de mangue, cuidadosamente escolhido para lastrear o pano e melhor aproveitar o vento).

 

Ao longo da costa uma multidão, entre familiares de pescadores, moradores locais e turistas vislumbravam esse tradicional evento que ocorre anualmente no mar de Tutóia.

 

Até mesmo os acostumados com esse evento, que este ano se juntaram a centenas de turistas que estão na cidade, esboçaram largos sorrisos como se tivessem vendo o evento pela primeira vez, sem dúvida, de felicidade. Felicidade devolvida ao povo de Tutóia após dois anos sem evento por conta da pandemia da Covid-19.

 

A 35ª edição dessa festa do pescador de Tutóia, organizada pela Secretaria de Pesca e apoio da Colônia Z-17, e ainda das Secretarias de Cultura  e Turismo, também se diferenciou e muito dos anos anteriores, foi realizada nos moldes do que se fazia há mais ou menos cinco anos atrás, aliás, no então governo do atual prefeito Diringa.

 

O prefeito na sua fala disse que estava “muito feliz em apenas um dia a nossa cidade e a nossa população serem contempladas com obras públicas importantes como essas. Além do mais, acontecer no mesmo dia em que a gente retoma a festividade da tradicional Regatas de Canoas que a gente já fazia desde quando fomos presidentes da Colônia de Pescadores […] os pescadores e pescadoras de Tutóia me conhecem e sabem da satisfação que tenho de realizar essa festa” completo o prefeito Diringa.

 

Vários populares postaram em sua rede social frases do tipo:

 

“Hoje, tive a felicidade de ver pessoas simples sorrindo e se divertindo na praia”.

 

“Apenas uma regata, mas algo que faz parte da cultura dos pescadores, gente simples e humilde que com tão pouco se sentiram realizados”.

 

“Em 10 anos que estou em Tutóia é a segunda regata que eu participo. Essa [deste ano], foi ótima”.

 

Estiveram presentes para garantir a segurança de todos os presentes na praia a Guarda Civil Municipal-GCM, o Corpo de Bombeiros que inaugurou também hoje o seu posto, ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, a Comissão de Organização da Colônia de Pescadores, liderada pelo Presidente Francisco Bem-ti-vi, além de grupos culturais e esportivos e músicos locais.

 

A Prefeitura garantiu, através da Secretaria de Pesca, toda a Estrutura para a realização do evento e foi um sucesso. Há anos que não se via uma festa como essa para os pescadores de Tutóia.

 

Relevante dizer que a cidade teve o reconhecimento do Governo do Estado do Maranhão, enviando representantes do Governo como o Secretário de Segurança do Estado, Jefferson Portela que esteve acompanhado de alguns deputados e outros assessores no evento na praia e na entrega do Posto do Corpo de BOMBEIROS, que esteve acompanhado do Senador Weverton e de Deputados.


Redação – Elivaldo Ramos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: