fbpx

Barreirinhas

Saiba como Instalar as luzes de Natal evitando choques e incêndios

A decoração das festas de fim ano especialmente a luzes e os enfeites natalinos fazem todas a diferença nesta época do ano, o espetáculo das cores deixa o clima de fim de ano ainda mais especial. Os enfeites sintéticos, os piscas-piscas são os mais utilizados nas decorações de natal.

A tradicional árvore de natal, frequentemente vista nas residências, agora compete com decorações mais ousadas e modernas. Muitas pessoas passaram a decorar as fachadas das casas e as árvores naturais com as luzes artificiais, porém, especialistas pedem atenção durante as instalações. É preciso ter cuidado para evitar acidentes, como incêndios.

Segundo o Major Pablo Moura do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão (CBMMA), nessa época do ano, os acidentes envolvendo fiação elétrica são recorrentes. “Recomendamos alguns cuidados como desligar a energia antes de começar a instalação, utilizar produtos certificados e de qualidade, evitar sobrecarregar as tomadas e não deixar cabos expostos, principalmente em áreas úmidas ou sujeitas à chuva “, informou.

E a atenção deve ser redobrada para quem vai reaproveitar os  pisca-piscas e outras luzes. Os equipamentos de um ano para outro podem se deteriorar de uma forma imperceptível. As extensões devem ser minuciosamente vistoriadas, para identificar se existe algum ponto danificado. Caso encontre algum dano, o ideal é descartá-lo para prevenir choques e curtos-circuitos.

Segundo o engenheiro elétrico, João Neto Ferreira, o principal perigo de reutilizar o pisca-pisca de uma ano para o outro, é haver um curto elétrico devido aos danos que pisca pode apresentar. “O pisca-pisca pode estar partido ou seccionado em algum local. E quando você faz a instalação e não verifica se existem rupturas, o mesmo pode gerar um curto circuito e consequentemente gerar um incêndio”, alertou.

Nas casas com crianças, os pais devem evitar deixar as luzes em locais muito baixos, para diminuir as chances de acidentes com os pequeninos. As orientações se estendem aos ambientes externos como as fachadas e terraços. É preciso tomar cuidado com as luzes fora das residências, pois os enfeites sofrem com a ação do tempo.

O engenheiro ainda pontua o risco de uma descarga elétrica “Se você tem criança e animais e não verificar se ele está em boas condições, você pode acabar deixando uma fiação exposta, o que eleva o risco da criança tocar e sofrer uma descarga elétrica”, afirmou.

 Cuidados durante a Instalação

  • Verificar se o jogo de luz está em boas condições;
  • Não deixar cabos expostos;
  • Atenção as condições das tomadas;
  • Desligue o pisca-pisca da tomada antes de manuseá-lo;
  • Desligue a iluminação quando for dormir;
  • Não deixe crianças e nem animais domésticos perto dos enfeites e luzes de Natal;

Advertisements

Deixe uma resposta