Secretaria Municipal de Saúde de Barreirinhas alerta para o risco de alergia causada por mariposa

Nos últimos dias, foram recebidos nas UBS´s (Unidades Básicas de Saúde) de Barreirinhas, vários pacientes apresentando reações alérgicas na pele relacionadas a uma mariposa própria do bioma local.

O inseto nomeado mariposa hylesia é um morador das margens de rio e em períodos determinados, solta cerdas urticantes que podem afetar as pessoas, causando irritação na pele.

 

 

As reações na pele não são contagiosas e, normalmente, leves, mas causam vermelhidão e coceiras.

Contudo, o tratamento é simples e consiste apenas na aplicação de pomadas na pele que podem ser obtidas nos postos de saúde do município.

Os profissionais foram alertados e os remédios aprovisionados nas farmácias.

O melhor remédio, segundo estudo, é a prevenção e recomenda-se que ao avistar o inseto deve ser mantido o afastamento, com cuidados redobrados para crianças pequenas.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

 

 

1 thought on “Secretaria Municipal de Saúde de Barreirinhas alerta para o risco de alergia causada por mariposa

  1. Fiquei 2 dias essa semana em Barreirinhas(quarta e quinta 31/07 e 01/08). Fiz o passeio até Caburé de barco no segundo dia . Não sabia dessa mariposa. Assim que cheguei a São Luís de volta, já começou a coceira e não parou mais. Estou preocupada, pois atrás do meu pescoço, braços e pernas estão com erupções. Terça-feira que vem retornarei para São José dos Campos SP e estou com medo de piorar e acabar levando uma doença perigosa daqui. Será mesmo da mariposa? Não seria da ilha dos macacos? Não peguei os animais, mas sabemos que eles transmitem muitas doenças graves.
    Aguardarei vocês entrarem em contato comigo.
    Obrigada pela atenção!

    Sonia Regina de Souza Yanishi

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: