Segurança Pública de Barreirinhas em estado de Calamidade

O município de Barreirinhas, distante 260 km de São Luís, é conhecido por ser a “porta de entrada” da região turística dos Lençóis Maranhenses, que consiste em uma vasta área de altas dunas de areias brancas e de lagos e lagoas, também conhecido como “Deserto Brasileiro”. Possui uma população estimada em 62.458 mil habitantes (censo de 2017).

Certamente, muitas “pessoas de fora” têm uma visão apenas das belezas naturais fluentes na vasta região do município, sem ter a real preocupação que a população local tem.

Atualmente, a insegurança tem sido o centro das atenções por parte dos habitantes. Uma combinação de fatores está gerando insegurança na cidade e no dia a dia da população.
Conforme as exigências acentuadas pela população, uns dos maiores fatores que se constituem favorável à insegurança é ausência de iluminação pública em pontos de fluxo na cidade, assim como a falta de policiamento em pontos estratégicos, a imprudência de motoristas e motociclistas nas ruas.

Mediante a esses problemas, surgem frequentemente ocorrências de crimes como furtos e roubos, se estendo, até mesmo, a homicídios e feminicídios. Tudo isso, tem gerado um alto índice de criminalidade no município.

Leia 

Trecho entre Hospital Regional de Barreirinhas e Bairro Cidade Nova sofre com a falta de iluminação

À noite, as ruas escuras, e sem nenhum policiamento, dos bairros periféricos são um “prato cheio” para os pequenos grupos de usuários de drogas executarem práticas criminosas, desde pequenos furtos a assalto a mão armada.

Nos povoados mais distantes, de acordo com os próprios moradores, o policiamento é inexistente, o que facilita o abuso da violência nesses locais. Nas estradas, que ligam os povoados ao centro da cidade, diversas ocorrências de assaltos são registradas. Praticamente, todos os dias cidadãos de bem têm suas motocicletas roubadas, devido à falta de segurança em pontos estratégicos, que venham a coibir essas práticas criminosas, que muitas vezes terminam em mortes.

Só do mês anterior para cá, surgiram vários episódios, que de certo modo, suscitam por falta de segurança pública:

Segundo informações, um assalto, ocorrido há poucos dias, na Ma-225, próximo ao Sobradinho, vitimou um motociclista que foi duramente espancado por vários meliantes que levaram sua moto, deixando-o quase morto no local.

Outro caso, também de violência, ocorreu no bairro do Residencial Brasil, onde um homem matou, cruelmente com golpes de faca, o atual marido da sua ex-mulher. Outro homicídio registrado, aconteceu no povoado Massangano 2, onde um menor matou, também a golpes de facas, um homem em uma briga. A vítima foi identificada como Manoel de Jesus Santos Rodrigues, de 41 anos.

Em outro povoado, um crime hediondo, envolveu duas pessoas de uma mesma família, onde uma mulher foi decapitada pelo próprio sobrinho. A vítima, de aproximadamente 37 anos de idade, foi identificada apenas como Maria da Conceição, natural do povoado Centro Novo.

No trânsito, a imprudência também tem gerado muita insegurança aos moradores. Há poucos dias, um veículo em alta velocidade atingiu violentamente um vendedor de picolé, identificado como Lelu, na principal avenida do bairro Boa Vista, cujo, em estado crítico, foi socorrido por populares, devido ausência do socorro especializado no local.

Maior parte de varias situações de crimes na cidade é o aumento do consumo de drogas assim também como o tráfico.

A companhia do Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur) mesmo com um trabalho incansável para coibir crimes ainda falta muito aparato, pois o contingente policial ainda não supri a necessidade do município.

Muitas perguntas surgem no ar, uma delas é porque o governo do Estado não investe em segurança em Barreirinhas?

Se Barreirinhas é tao importante para o Maranhão e Brasil, qual a dificuldade que há para se investir em segurança?

Qual o programa de combate as drogas das gestões, tanto municipal quanto estadual no município de Barreirinhas?

Qual o programa de conscientização e combate a violência  no trânsito em Barreirinhas?

Barreirinhas é uma cidade sem lei?

Esperamos que até responderem essa pergunta com ações efetivas, mais vidas não se percam tanto para as drogas, ou por consequência da violência que foi instaurada em nossa cidade.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: