Sorteio das oitavas da Champions acontece na Segunda

Quem enfrenta quem? Vamos conhecer os confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões nesta segunda-feira, a partir das 9h (de Brasília)  As partidas da fase serão disputadas entre fevereiro e março de 2019 e podem promover dois reencontros importantes da temporada passada: a decisão entre Real Madrid e Liverpool e o duelo Cristiano Ronaldo x Salah.

Avançaram às oitavas os dois primeiros colocados de cada grupo (do A ao H). Sem muitas zebras, o principal destaque ficou com o futebol inglês, com quatro clubes classificados: City, Liverpool, Tottehnham e United.

Mas como funciona o sorteio?

As equipes classificadas são divididas em dois potes. O pote A fica com os oito primeiros colocados: Borussia Dortmund, Barcelona, PSG, Porto, Bayern de Munique, Manchester City, Real Madrid e Juventus. Enquanto o pote B com os clubes que avançaram em segundo: Atlético de Madrid, Tottenham, Liverpool, Schalke 04, Ajax, Lyon, Roma e Manchester United.

Divisão dos potes no sorteio das oitavas da Champions

Grupos Primeiros colocados Segundos colocados
A Borussia Dortmund (ALE) Atlético de Madrid (ESP)
B Barcelona (ESP) Tottenham (ING)
C PSG (FRA) Liverpool (ING)
D Porto (POR) Schalke 04 (ALE)
E Bayern de Munique (ALE) Ajax (HOL)
F Manchester City (ING) Lyon (FRA)
G Real Madrid (ESP) Roma (ITA)
H Juventus (ITA) Manchester United (ING)

Além dos clubes do mesmo grupo ainda não poderem se enfrentar – caso, por exemplo, de PSG e Liverpool -,a UEFA também não permite clássicos nacionais nas oitavas- impossibilitando, portanto, Barça/Real x Atlético de Madrid ou City x United.

Última decisão pode ser reeditada

Mesmo com a restrição de alguns confrontos nessa fase da competição, a última decisão da Champions pode ser reeditada nas oitavas, no confronto entre Real Madrid e Liverpool – os merengues conquistaram o título com vitória por 3 a 1. A principal diferença ficaria pela ausência de Cristiano Ronaldo, agora na Juventus. Mas o duelo entre CR7 e Salah ainda pode acontecer, já que estão em potes diferentes e não jogam por clubes do mesmo país.

Na última decisão, Sergio Ramos lesionou o ombro de Salah, que precisou ser substituído logo no começo do jogo — Foto: AFP

A última final, porém, não é o jogo com mais chances de rolar. Segundo o jornalista espanhol especialista em dados, Alexis Martín-Tamayo, a maior probabilidade fica com Manchester City x Atlético de Madrid. Caso isso aconteça, uma das equipes passará mais uma temporada sem conquistar o título inédito da Liga dos Campeões.

Além de Atlético e City, cinco clubes vão em busca da primeira Champions na história – são eles: Lyon, Paris Saint-Germain, Roma, Schalke 04 e Tottenham. Desses, a equipe formada por Neymar e Mbappé aparece como uma das favoritas.Por Ge

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: