fbpx

São Luís

Supostos ‘laranjas’ que emprestam contas para receberem dinheiro de golpes são alvo de operação da PF em São Luís

Na manhã desta terça-feira (28), a Polícia Federal deflagrou a operação “Não Seja um Laranja 3”, com apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e seus bancos filiados, para desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes bancárias eletrônicas.

A operação é realizada no Maranhão e em mais 9 estados, mirando ‘laranjas’ que emprestam contas bancárias para receber dinheiro de golpes. Só em São Luís, duas pessoas tiveram bens apreendidos no contexto de investigações de pessoas que cederam contas pessoais para receber recursos oriundos de golpes e fraudes contra clientes bancários.

Segundo a PF, foram detectados, nos últimos anos, um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento.

Polícia Federal faz operação contra fraudes bancárias eletrônicas na PB e mais 9 estados — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Polícia Federal faz operação contra fraudes bancárias eletrônicas na PB e mais 9 estados — Foto: Divulgação/Polícia Federal

O “lucro fácil”, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam vários cidadãos. Tais pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”.

Os delitos a serem apurados na operação ‘Não Seja um Laranja III’ são associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, cujas penas podem somar mais de 20 anos de prisão.( g1 noticias)

Advertisements

Deixe uma resposta