fbpx

Economia Mundo

Terremoto para fábrica de chips em Taiwan e analistas temem impacto para economia global

O maior terremoto de Taiwan em 25 anos interrompeu a produção das empresas de semicondutores da ilha, aumentando a possibilidade de consequências para o setor de tecnologia e talvez para a economia global.

As possíveis repercussões são significativas devido ao papel fundamental que Taiwan desempenha na fabricação de chips avançados, a base de tecnologias que vão desde inteligência artificial e smartphones até veículos elétricos.

Uma das empresas afetadas foi a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), principal fornecedora da Apple e da Nvidia, que interrompeu a fabricação de alguns chips, retirou a equipe de algumas fábricas e está avaliando o impacto de um terremoto de magnitude 7,4 na costa leste.

A concorrente local de menor porte, a United Microelectronics (UMC), também interrompeu a produção em algumas fábricas e evacuou algumas instalações em seus centros de Hsinchu e Tainan, informou em um comunicado.

As empresas taiwanesas, desde a TSMC até a ASE Technology Holding, fabricam e montam cerca de 80% a 90% dos chips de ponta necessários para aplicativos avançados, como smartphones e IA, e também carros elétricos, em fábricas vulneráveis até mesmo aos menores tremores.

Advertisements

Deixe uma resposta