fbpx

Saúde

Timon terá lockdown de quatro dias a partir desta quinta-feira

TIMON – Dados do último boletim epidemiológico, divulgados nessa terça-feira (30), pela Secretaria Municipal de Saúde, apontam que Timon registrou 2.101 cinco casos confirmados de Covid-19 e mais duas mortes em 24 horas, totalizando 67 óbitos na cidade, provocados pelo vírus.

Visando evitar a ascendência da curva de contaminação, em decorrência da infecção provocada pelo novo coronavírus, o prefeito Luciano Leitoa assinou, na segunda-feira (29), o Decreto de Nº 0155 que dispõe sobre as medidas mais rígidas de isolamento social a serem adotadas no município, durante os dias 2, 3, 4 e 5 de julho, de 2020. Sendo assim, as atividades essenciais, somente, estão autorizadas a funcionar nos dias estabelecidos em decreto.

“Nossa taxa de isolamento social ainda está muito longe do que é recomendado, para podermos reabrir comércio e outras atividades. O retorno precisa ser feito com segurança. Neste fim de semana, a Prefeitura de Teresina fechou as principais atividades e a medida deverá acontecer também nesta semana, sendo assim, as medidas entrarão em vigor nas duas cidades. Estamos obedecendo também a uma recomendação do Ministério Público, para que os atos restritivos aconteçam por igual. O esforço precisa ser coletivo, de toda a população”, reforça Luciano Leitoa.

Nos dias 2 e 3 de julho terão autorização para funcionar:

Mercados, supermercados, hipermercados e congêneres, padarias, borracharias, serviços bancários exclusivamente para pagamento de auxílio emergencial e benefícios sociais e autoatendimento, casas lotéricas, oficinas, para serviços de manutenção e conserto de veículos, farmácias e drogarias, serviços de saúde, atividades de distribuição e comercialização de combustíveis, biocombustíveis, gás liquefeito de petróleo e demais derivados de petróleo, serviços de delivery, serviços de segurança e vigilância, serviços de transporte de cargas, órgãos e profissionais de comunicação, comércio de materiais de construção, ferragens, ferramentas, material elétrico, cimento, tintas, vernizes e materiais para pintura, mármores, granitos e pedras de revestimento, vidros, espelhos e vitrais, madeira e artefatos, materiais hidráulicos, cal, areia, pedra britada, tijolos e telhas.

Já nos dias 4 e 5 de julho terão autorização para funcionar apenas:

Farmácias e drogarias, serviços de saúde, serviços de segurança e vigilância, serviços de delivery exclusivamente para alimentação, órgãos e profissionais de comunicação, os demais seguimentos deverão permanecer fechados.

Os serviços públicos essenciais deverão funcionar, nos dias 2, 3, 4 e 5 de julho, mediante o cumprimento do protocolo sanitário com vistas a conter a disseminação do novo coronavírus.

A fiscalização das medidas determinadas no decreto será exercida pela Vigilância Sanitária Municipal, em articulação com os serviços de vigilância sanitária federal e estadual, e com o apoio da Guarda Civil Municipal, do Departamento Municipal de Trânsito (DMTrans), da Polícia Militar, da Polícia Civil. Caso necessário, os órgãos envolvidos na fiscalização poderão solicitar apoio da Polícia Rodoviária Federal.

 

 

Acompanhe essas e outras notícias em Imaranhao.com. Siga, também o Imaranhao no TwitterInstagram e curta nossa página no Facebookse inscreva no nosso canal no Youtube. Entre em contato com nossa redação pelo WhatsApp ou ligue (98) 98400-0977.

 

 

 

Advertisements

Deixe uma resposta