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Tecnologia

Transformação Digital no setor público diminui burocracias, aumenta transparência e otimiza atendimentos

Uma das expressões mais presentes quando se fala sobre tecnologia hoje é a “transformaçãodigital”. Ela alavanca recursos digitais e permite novos modelos de negócios, por isso, cada vez mais as organizações têm dado valor a esse processo.

No Setor Público isso não é diferente e, apesar de não se relacionar diretamente a modelos de negócios, está ligada ao fato de que as instituições podem utilizar a tecnologia para criar soluções ao prestar serviços à sociedade. Um governo que se insere no contexto digital consegue dar mais agilidade e, sobretudo, transparência aos processos. Operações como eliminar a utilização do papel, otimizar recursos, gerenciar licitações e sorteios ou oferecer serviços digitais fazem parte do dia a dia de governos com esse tipo de gestão.

Com o início da pandemia, tudo o que pudesse ser realizado no meio digital foi potencializado, o que adiantou o processo de Transformação Digital. O mesmo acontece com os serviços públicos que passaram a adotar ferramentas digitais e soluções tecnológicas a toque de caixa. É importante ressaltar que nessa corrida o Brasil está entre os países que mais oferecem soluções digitais para os serviços públicos no mundo, ficando inclusive na frente de países como o Canadá.

Em alguns estados, como o Mato Grosso do Sul, já havia uma preocupação anterior à pandemia por parte do setor público, com a adoção de processos digitais para atendimento ao público. Hoje é possível notar que praticamente todas as áreas estão utilizando dessas ferramentas.

Podem ser feitos por via on-line inúmeros serviços como emissões de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), agendamento de atendimentos, abertura de empresas e até alguns tipos de cadastro para benefícios do Governo. Existem também serviços que impactam inclusive a área de educação, como o Cheff Escolar, um software que administra todas as etapas do processo de alimentação escolar, desde o cálculo do Censo, passando pela elaboração dos cardápios, até a prestação de contas. Um exemplo é a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) que ganhou mais agilidade, pois consegue elaborar cardápios de 90 dias em até 48 horas e, ainda, realizar o repasse do recurso para a escola em até uma hora. Outro ponto positivo é que a prestação de contas para o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que antes levava 8 horas, agora leva apenas 2 minutos, em média, por escola, dentre outras melhorias.

O Cheff Escolar foi reconhecido como o único software no território nacional que realiza a gestão do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), sendo atestado através de certidão emitida pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e leva a assinatura da Digix, uma das empresas de tecnologia responsáveis pela transformação digital para os cidadãos sul-mato-grossenses, que está há 20 anos no mercado, colaborando com a gestão governamental, inovando com soluções que tragam ganhos de eficiência na implantação de políticas públicas, impactando assim a vida de milhares de pessoas.

Segundo Gustavo Nantes, assessor técnico de TI da Superintendência de Gestão da Informação (SGI), o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul vem trabalhando soluções para facilitar o acesso remoto desde 2015, mas teve esse processo acelerado com a pandemia. “A Digix é uma fornecedora de soluções. Atua com consultoria, avalia processos manuais e ajuda na virtualização. Um bom exemplo disso é o sistema de inscrições da Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul), para o sorteio de casas populares do Governo”, pontua. A transformação digital nesse processo facilita não só o acesso do público à seleção, como também à própria agência na execução dos sorteios de forma transparente e prática, diminuindo a burocracia. A Digix é parceira do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul na implantação do projeto Governo 3.0, que pretende virtualizar as operações, sobretudo de atendimento ao público.

Vale ressaltar ainda que a Digix tem cases de grande sucesso em Mato Grosso do Sul, como o Papel Zero, um software adotado pela SED (Secretaria de Estado de Educação), que automatiza a tramitação de processos dentro da administração pública, viabilizando o envio e recebimento de documentos de forma eletrônica, sendo possível assiná-los de forma rápida e segura. Tudo isso com apenas alguns cliques e de maneira totalmente on-line, sem a necessidade de documentos impressos, o que significa mais economia e, principalmente, compromisso com o meio ambiente. O Papel Zero garante autenticidade jurídica, proporcionando agilidade e transparência nos processos.

A tecnologia no serviço público impacta a vida de todos, seja pela sua existência ou pela sua ausência. Para dar um exemplo fácil de visualizar, imagine que softwares e aplicativos de agendamento podem reduzir tamanhos de fila ou até mesmo acabar com essa necessidade para a realização de um serviço oferecido pelo Governo, ou ainda, facilitar o cruzamento de informações para a emissão de documentos ou poupar tempo do dia de famílias, ao poder acessar informações sobre a escolas dos filhos de maneira digital. É importante poder contar ainda que, com a transformação digital, os cidadãos podem inclusive acompanhar os trâmites do governo, conferindo gastos dos órgãos públicos, por exemplo, o que demonstra transparência e compromisso com os cidadãos que pagam seus impostos.

A Digix pode ajudar nesse momento de transformação e evolução. Para conhecer mais sobre as áreas de atuação da empresa e como elas impactam no dia a dia dos cidadãos, basta acessar o site www.digix.com.br.

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