fbpx

Brasil

TV por assinatura perde mais da metade dos clientes em 10 anos

As mudanças tecnológicas, principalmente com a chegada do streaming, têm uma vítima já confirmada: as TV por assinatura. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que quaee metade dos clientes abandonou o serviço em 10 anos.

Em fevereiro de 2024, o número de assinantes é de 10,1 milhões.

Desde 2014, quando o serviço atingiu o ápice, com 19,6 milhões, a TV por assinatura só perde clientes. De lá para agora, o serviço registra um queda de quase 50%, um total de 9,5 milhões de assinantes a menos em 10 anos.

A cifra atual, registrada em fevereiro de 2024, é a mais baixa em 14 anos de medição, segundo os dados da própria Anatel. O total se aproxima do mais baixo do período, registrado em 2010, quando o serviço contava com 9,6 milhões de assinantes.

O presente é a internet

Enquanto a TV por assinatura perdeu metade dos clientes em uma década, o principal concorrente tem conquistado expressivo crescimento. A Kantar Ibope revela que, em fevereiro de 2024, o consumo de vídeos sob demanda representa 30,7% do mercado brasileiro.

Os números mostram que o streaming já supera a TV por assinatura, que representa 8,1% da fatia de mercado.

 

De acordo cos dados mais atuais no Brasil, coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2022, cerca de 43,4% (ou 31, 1 milhões,) de lares brasileiros possuem, ao menos, um serviço de streaming assinado.

Advertisements

Deixe uma resposta