Vacinação contra a Covid-19 em São Luís: o que você precisa saber

Foi iniciada a vacinação contra a Covid-19, mas é preciso ficar atento para evitar transtornos já que as doses iniciais chegaram em baixa quantidade, tendo sido necessário reduzir o grupo prioritário. O Imirante.com lista abaixo algumas possíveis dúvidas da população com as respectivas respostas, cujas informações são do governo do Maranhão e da Prefeitura de São Luís. Veja:

Quem faz parte do grupo prioritário que está sendo imunizado neste início de vacinação contra a Covid-19?

Profissionais da Saúde na linha de frente – urgências, emergências, UTIs e ala Covid (34%)

Pessoas com 60 anos em asilos

Pessoas com deficiência institucionalizadas

Indígenas aldeados

Quantas doses da vacina São Luís recebeu neste primeiro lote? E quantas pessoas devem ser imunizadas neste momento?

Segundo a prefeitura, São Luís recebeu 26.572 doses de vacina desenvolvida por meio da parceria entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan, com sede em São Paulo (SP). Com este quantitativo é possível imunizar mais de 13 mil pessoas, já que cada uma precisa tomar duas doses.

Sou profissional da Saúde e estou no grupo prioritário deste momento. O que devo levar ao local da vacinação?

É preciso apresentar uma declaração de atividade ou de lotação e um documento de identificação com foto, preferencialmente a carteira do conselho respectivo.

Onde e em qual horário está ocorrendo a vacinação contra a Covid-19 em São Luís?

No Centro Municipal de Vacinação, no pavilhão de eventos do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, em São Luís. De segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Que tipo de suporte existe no local da vacinação?

Para ajudar as pessoas a relaxar o espaço conta com musicoterapia. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fica de prontidão, caso seja necessário prestar algum tipo de atendimento após a aplicação da vacina.

Quando deve ser aplicada a segunda dose neste grupo prioritário?

Daqui a três semanas.

Idosos devem sair de casa para se vacinar neste momento?

Não. Nesta primeira fase, serão vacinados aqueles idosos com mais de 60 anos em instituições de longa permanência, que serão vacinados nos próprios locais (sete na capital) por equipes específicas de vacinadores a partir de hoje (20). Nesse perfil, São Luís tem 143 idosos. Para os demais idosos, a vacinação ainda não está garantida, apenas após a chegada dos próximos lotes.

Há um cronograma para a vacinação de mais pessoas do grupo prioritário?

Não. A proporção que forem chegando mais doses, mais pessoas do público-alvo serão convocadas para se vacinarem.

Uma pessoa de outro Estado pode se vacinar em São Luís?

Sim, se a pessoa fizer parte do grupo prioritário, segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. A naturalidade não vai influenciar.

O primeiro lote da vacina CoronaVac chegou a todos os municípios maranhenses?

A previsão é que hoje (20) todas as cidades do Maranhão recebam seu estoque inicial da vacina contra a Covid-19. Até o fim dessa terça (19) pelo menos 15 das 19 Regionais de Saúde já haviam recebido os imunizantes. Nas outras quatro não foi possível fazer a entrega em razão das condições meteorológicas, teve muita chuva durante o dia e as aeronaves tiveram que parar. Dos 2017 municípios, 160 tinham receberam os imunizantes ontem.

O Maranhão está contabilizando seus vacinados?

Segundo informações do governo do Maranhão, existe uma dificuldade dos municípios em informar o quantitativo de vacinas já aplicadas. Por conta de problemas no sistema do Ministério da Saúde, os municípios estão realizando essa contabilidade de forma manual. Os 217 municípios maranhenses que vão executar a vacinação contra a Covid-19 devem registrar os dados dos vacinados no Módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

 

Com informações do Imirante

 

 

Acompanhe essas e outras notícias em Imaranhao.com

 Siga, também o Imaranhao no Twitter, Instagram

Curta nossa página no Facebook

Inscreva-se no nosso canal no Youtube

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: