Vacinação contra sarampo em terminais de integração segue até quinta-feira

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciou, nesta segunda-feira (20), a vacinação contra o sarampo em terminais de integração da cidade. O primeiro local de embarque e desembarque de passageiros a receber a equipe de imunização foi o Terminal da Praia Grande (Beira-Mar). Nesta terça-feira (21), das 8h30 às 16h, as equipes estarão disponíveis no Terminal da Cohab (Avenida Jerônimo de Albuquerque). A vacinação em postos volantes nos terminais prossegue até quinta-feira (23) e integra a política de saúde preventiva da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

No primeiro dia, mais de 500 pessoas receberam as doses. Sob orientação do Ministério da Saúde (MS), foram vacinados de forma prioritária os adultos entre 20 e 49 anos que não foram vacinados ou que não receberam o reforço do sarampo. Em obediência às regras sanitárias, funcionários da Semus – em colaboração com os servidores do terminal – cuidaram da organização da fila, priorizando o distanciamento.

Apenas usuários com máscaras e, de preferência, com a carteira de vacinação foram protegidos. Também havia álcool em gel para a imunização das mãos dos vacinadores e população adulta que recebeu as doses. “Desta forma, com proteção e, principalmente, facilidade no acesso, a população está ainda mais protegida diante desta doença perigosa”, disse o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, que esteve pessoalmente no local acompanhando a atividade.

A Semus reforça ainda que somente doses contra o sarampo estão disponíveis. Além do trabalho itinerante nos terminais, as doses contra o sarampo podem ser encontradas em 52 postos de saúde e em três escolas da cidade. Até sexta-feira (17) haviam sido aplicadas cerca de 13 mil doses. A campanha segue até o dia 31 de agosto.

O sarampo é considerado pelo Ministério da Saúde (MS) uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. De acordo com a pasta federal, sua transmissão ocorre quando o infectado tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

 

 

Acompanhe essas e outras notícias em Imaranhao.com. Siga, também o Imaranhao no TwitterInstagram e curta nossa página no Facebookse inscreva no nosso canal no Youtube. Entre em contato com nossa redação pelo WhatsApp ou ligue (98) 98400-0977

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: