Vara do Trabalho de Barreirinhas realiza I Fórum Regional sobre Trabalho Infantil

Ontem (29), no Auditório do IFMA, aconteceu o I Fórum Regional sobre Trabalho Infantil e Contrato de Aprendizagem da Vara de Trabalho de Barreirinhas, promovido pela Vara do Trabalho de Barreirinhas, com o apoio da Prefeitura de Barreirinhas, por meio da Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT 16.

O objetivo era abordar, sensibilizar, capacitar e conscientizar os profissionais da área de Assistência Social, Educação, Saúde, gestores municipais e integrantes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente sobre a problemática do trabalho infantil.

A abertura do evento, feita pela Exma. Juíza do Trabalho de Barreirinhas, Maria do Socorro Almeida de Sousa e pelos demais palestrantes do dia foi encerrada pela Secretária Municipal de Assistência Social, Maria do Socorro Aguiar, após o que ouviu-se o hino nacional, seguido do municipal, executado pelos alunos da Escola de Música Projeto Sopro Mágico.

 

O 1º Palestrante, Exmo. Juiz de Direito da Comarca de Barreirinhas, Fernando Jorge Pereira, discorreu sobre o tema “Princípios de proteção integral” e fez um resumo da história dos Direitos Humanos até chegar ao ECA.

Francisco de Assis Silva Filho, Promotor e Justiça da Comarca de Barreirinhas, e segundo palestrante, abordou o tema “Rede de proteção como forma de erradicação do trabalho infantil”.

A Exma. Juíza Titular da Vara do Trabalho de Barreirinhas, Maria do Socorro Almeida de Sousa, com o tema Trabalho infantil: entre o digno e o necessário”, desconstruiu habilmente os argumentos que defendem o trabalho infantil como caminho para a dignidade.

A 4ª palestrante foi a Juíza Co-Gestora Regional do Programa de Erradicação de Trabalho Escravo e de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT da 16ª Região, Luana Maria Ferreira Soares Bouéres. Com o tema “Trabalho infantil doméstico”, e de forma coloquial, porém didática, ela estabeleceu a diferença entre trabalho infantil doméstico e ajuda da criança em casa. Exibiu ainda 2 filmes sobre o assunto, o que serviu para dialogar com o público, sobretudo, os alunos do IFMA ali presentes.

A turma do 2º ano Técnico em Alimentos apresentou um filme de autoria própria, também sobre o assunto do dia.

E por fim, a Assistente Social Elisandra Morales discorreu sobre a prevenção e enfrentamento do trabalho infantil, enfatizando as atividades intersetoriais articuladas entre as entidades que compõe a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Barreirinhas.

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: