Veja como está a vacinação contra a Covid-19 no Maranhão

A vacinação contra o coronavírus no Maranhão está sendo feita desde o dia 18 de janeiro, quando o Estado recebeu do Ministério da Saúde o primeiro lote. Até esta semana o Maranhão somou 233 mil doses de vacinas contra a Covid-19: Entenda como está sendo o processo:

Quais são os grupos que estão recebendo a vacina agora no Maranhão?

O Ministério da Saúde definiu que a primeira etapa da fase 1 de vacinação inclui os seguintes grupos prioritários: pessoas com 60 anos ou mais em asilos e pessoas com deficiência em asilos, indígena aldeado em terra demarcada e profissional da saúde da linha de frente de combate à Covid-19.

A Secretaria de Estado da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde também pactuaram a vacinação de pacientes dialíticos e pacientes oncológicos que estejam em tratamento de quimioterapia ou radioterapia. A vacinação desses pacientes é uma opção dos municípios, que precisam exigir laudo e liberação médica para a imunização do paciente.

Desde quinta-feira (28) até segunda (1º) está sendo feita a vacinação em profissionais de saúde entre 35 e 39 anos, no Centro Municipal de Vacinação, em São Luís. A vacinação foi iniciada com os profissionais de saúde acima dos 60 anos, sendo incluídos depois aqueles entre 49 e 59 anos e agora o novo grupo.

Onde e em qual horário está ocorrendo a vacinação de profissionais da saúde em São Luís?

No Centro Municipal de Vacinação, no pavilhão de eventos do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma. De segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Quais os documentos necessários

Carteira do respectivo conselho e RG ou declaração da unidade onde trabalha (para aqueles que não possuem registro) e RG.

Quantas e quais vacinas o Maranhão recebeu até agora?

CoronaVac: 164.240 doses

AstraZeneca: 48.500 doses

CoronaVac: 20.500 doses

Total: 233 mil doses

Como está a vacinação para idosos?

A Prefeitura de São Luís disponibilizou uma plataforma para cadastramento de idosos que tenham a partir de 75 anos para receberem a vacina contra o novo coronavírus (Covid-19). O formulário, que pede identificação (CPF e número do SUS); informações básicas (Nome completo, sexo, data de nascimento, nome da mãe), informações de contato (e-mail, celular, telefone) e endereço completo, pode ser acessado no endereço: www.saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis.

Após o cadastramento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) entrará em contato, informando o dia, local e horário em que o idoso receberá a primeira dose.

Onde eu posso denunciar as pessoas que furam a fila?

O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) está recebendo as denúncias, pela ouvidoria, pelos telefones 0800 098 1600, 127, (98) 3219-1769, 3219-1767 e 3219-1738, presencialmente ou por outros canais virtuais do MP-MA.

A nova variante do coronavírus já circula no Maranhão?

Avaliação empírica da SES avalia que sim, mas estudos científicos devem confirmar o cenário no Estado em breve.

 

Acompanhe essas e outras notícias em Imaranhao.com

 Siga, também o Imaranhao no Twitter, Instagram

Curta nossa página no Facebook

Inscreva-se no nosso canal no Youtube

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: