Vereador Wilson Via Box exige resposta imediata da Prefeitura quanto a retirada do Lixão de Barreirinhas

Wilson Via box incansavelmente continua na luta pelos direitos do povo barreirinhense, o vereador mais uma vez insiste relutantemente em buscar uma solução, de imediato, junto ao Poder Público para consolidar o fechamento total do lixão, que há anos vem sendo um percalço na vida dos moradores dos bairros próximos, principalmente residentes do Residencial Mundico Cosme, Vila Canaã e Cidade Nova.

Dando ouvidos à voz da população, que exprime grande insatisfação perante ao caso, Wilson se disponibilizou a fazer o possível para que o problema venha ser emergencialmente resolvido. Em primeira mão, o vereador junto à Câmara Municipal de Barreirinhas levou a situação ocorrente às demais autoridades da cidade, onde viu-se que a única saída para o caso, seria a retirada do lixão das localidades, cujo tem sido o principal fator que tem trazido preocupação aos moradores da área.

Wilson Via Box prontamente deu entrada com uma representação junto ao Ministério Público de Barreirinhas pedindo, por parte da gestão atual do município, a retirada do lixão da localidade.

Na representação se leva em conta o risco de contaminação que os moradores dos bairros que estão próximo ao lixão vêm correndo, ainda relata no tocante à emissão de gases tóxicos, expelidos pela alta difusão da fumaça, quando o material é queimado, a contaminação do solo e das águas, a proliferação de pragas como baratas, ratos e moscas e mosquitos, que, por sua vez, são eminentes agentes transmissores de doenças infecciosas.

O vereador emitiu o documento às autoridades, cabíveis a exercer uma ação definitiva, no início deste ano, entretanto, até ao atual momento nada foi resolvido. O lixão continua no mesmo lugar, recebendo toneladas e toneladas de lixo diariamente.

A comunidade que vive na região já levantou um abaixo-assinado pedindo à atual gestão que interfira no local com urgência, mas até o agora não obtiveram êxito ou mesmo respostas congruentes.

Contudo, à busca por uma resposta do Poder Público Municipal acerca da retirada do lixão, o Wilson Via Box mostra seu compromisso com todos os barreirinhenses, fato que tem marcado sua legislatura até aqui.

O vereador Wilson Via Box vem usando constantemente a tribuna da Câmara para fomentar e esclarecer a precária situação em que os moradores vêm passando.

O lixão de Barreirinhas tem causado danos há mais de 20 anos à população, e já fazem 9 anos que foi criada a lei do Lixo (Lei nº 12.305) como ficou conhecida, decretada por Lula e regulamentada no dia 23/12/2010, deveria extinguir os lixões do país dentro de um prazo de 4 anos, esta lei implementa a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, que, entre outras coisas, substitui os lixões por aterros sanitários.

O lixão está localizado na Vila Esperança, logo à entrada da cidade, muito próximo ao Hospital e ao Instituto Federal do Maranhão – IFMA, território de grande densidade demográfica.

Desesperados ante ao problema, recentemente, moradores da região, que estão sofrem com os efeitos oriundos pelo lixão, reuniram-se em protestos reivindicando a retirado do lixão o quanto antes, porquanto, a situação a cada momento que prescindido pelas autoridades responsáveis, torna-se um mal irreparável tanto para população, quanto para a vegetação e os animais da área situada, e ainda colaborando para o aceleramento do efeito estufa.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: