fbpx

Política

YouTube suspende pagamentos a canais conservadores

O YouTube começou a suspender nesta quinta-feira, 26, o repasse de pagamentos oriundos de monetização a canais conservadores, investigados por suposta disseminação de notícias falsas sobre as eleições no Brasil. Os valores que deveriam ser transferidos aos donos dos canais ficarão depositados em uma conta bancária atrelada à Justiça Eleitoral.

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão, determinou na segunda-feira 16 que as plataformas Facebook, Instagram, Twitch, Twitter e o próprio YouTube suspendessem a verba dos influenciadores digitais.

A decisão atende a pedido da delegada Denise Dias Rosas, da Polícia Federal, que investiga “ataques” ao sistema eleitoral. A corporação identificou uma engenharia supostamente criminosa que, de acordo com as investigações, transformou a divulgação das notícias falsas sobre as urnas em negócio.

A Associação Brasileira de Juristas Conservadores (Abrajuc) repudiou a decisão do TSE. “A ordem, manifestamente abusiva, inconcebível em uma democracia, fere de morte o Estado de Direito”, salientou a Abrajuc, em nota publicada na segunda-feira 16. O documento cita, ainda, a suspensão de garantias das pessoas e a instituição de “censura prévia” por parte de autoridades do Poder Judiciário, sobretudo do STF.

Bárbara Destefani, do canal Te Atualizei, é uma das mais afetadas pela decisão. Segundo a influenciadora, o objetivo da medida é sufocá-la financeiramente.

Abaixo, os perfis censurados pelo Tribunal Superior Eleitoral

YouTube: Adilson Nelson Dini — Ravox, Alberto Junio da Silva 1, Alberto Junio da Silva 2, Bárbara Zambaldi Destefani, Camila Abdo Leite do Amaral Calvo, Emerson Teixeira de Andrade, Fernando Lisboa da Conceição (Vlog do Lisboa1), Fernando Lisboa da Conceição (Vlog do Lisboa2), Folha Política, Jornal da Cidade On-Line, Oswaldo Eustáquio, Roberto Boni — Canal Universo 1, Roberto Boni — Canal Universo 2 e Terça Livre.

Facebook: Adilson Nelson Dini — Ravox, Alberto Junio da Silva, Allan dos Santos, Bárbara Zambaldi Destefani, Camila Abdo Leite do Amaral Calvo 1, Camila Abdo Leite do Amaral Calvo 2, Emerson Teixeira de Andrade, Fernando Lisboa da Conceição (Vlog do Lisboa), Folha Política, Jornal da Cidade On-Line, Marcelo Frazão de Almeida, Nas Ruas, Oswaldo Eustáquio 1, Oswaldo Eustáquio 2, Oswaldo Eustáquio 3 e Terça Livre.

Instagram: Adilson Nelson Dini — Ravox, Alberto Junio da Silva, Allan dos Santos, Bárbara Zambaldi Destefani, Camila Abdo Leite do Amaral Calvo, Emerson Teixeira de Andrade, Fernando Lisboa da Conceição (Vlog do Lisboa), Folha Política, Jornal da Cidade On-Line, Marcelo Frazão de Almeida, Nas Ruas, Oswaldo Eustáquio 1, Oswaldo Eustáquio 2 e Terça Livre.

Twitter: Adilson Nelson Dini — Ravox, Allan dos Santos, Bárbara Zambaldi Destefani, Camila Abdo Leite do Amaral Calvo, Emerson Teixeira de Andrade, Fernando Lisboa da Conceição (Vlog do Lisboa1), Fernando Lisboa da Conceição (Vlog do Lisboa2), Folha Política, Jornal da Cidade On-Line, Marcelo Frazão de Almeida, Nas Ruas, Oswaldo Eustáquio, Roberto Boni — Canal Universo e Terça Livre.

Twitch: Terça Livre e Vlog do Lisboa.

Advertisements

Deixe uma resposta